shop uol

quinta-feira, 28 de maio de 2009

ASPECTOS FISIOLÓGICOS

Serotonina e Noradrenalinas

Os principais neurotransmissores envolvidos na ansiedade são: noradrenalina, ácido amino-butírico (GABA) e a serotonina.

Os neurotransmissores, noradrenalina e serotonina, exercem múltiplas funções em nosso organismo. A serotonina é uma substância importantíssima no estudo da ansiedade, tanto o bloqueio de seus receptores quanto o bloqueio da sua síntese produzem efeitos ansiolíticos. Ela desempenha funções como a regulação do humor e ansiedade,isso porque ocorre uma alteração dessa substância episódica em alguns centros cerebrais que podem deflagrar uma crise.

O cérebro nunca para de produzir neurotransmissores por isso é incorreto dizer que alguém tem serotonina muita ou pouca serotonina no cérebro, essa afirmação é uma afirmação que não pode ser constatada por ninguém.

Para aumentar a serotonina são usados antidepressivos, psicoterápicos, fototerapia e é recomendado também praticar esportes, comer chocolate e etc. É importante frisar que os antidepressivos não repõem nada no cérebro e sobre o chocolate é importante ressaltar que apesar de ser um alimento, os alimentos não são fontes de serotonina, mas provavelmente o chocolate ajude no aumento da produção desse neurotransmissor.

A depressão, síndrome do pânico e o estresse são ligados a distúrbios de metabolismo de serotonina, por isso que a depressão aparece, por causa da correlação que existe entre ela e os neurotransmissores, pois o estado depressivo reflete no metabolismo conseguindo atingir os neurotransmissores, conseqüentemente a serotonina.

Hoje já se sabe que acontecimentos de carga negativa podem causar depressões graves, principalmente se a pessoa tem uma predisposição bioquímica e psicológica.

E a noradrenalina é um neurotransmissor de nosso cérebro que conduzem o impulso nervoso entre um neurônio e outro, onde os seus distúrbios produzem sintomas de acordo com o mecanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário